Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você sabe o que é condicionamento animal? Descubra!

Imagine a seguinte situação: um veterinário precisa fazer um procedimento dentário em um hipopótamo. Como fazer com que o animal abra a boca sem colocar a segurança dos tratadores em risco? Esse grande desafio e só é possível graças ao condicionamento animal. Quer saber mais sobre essa técnica? Confira a matéria abaixo!

É uma técnica que auxilia os profissionais no manejo e na realização de procedimentos veterinários

Essa é uma técnica indispensável para que a equipe responsável por cuidar dos animais em zoológicos e aquários realize procedimentos de rotina, como exames veterinários e manejo. Isso permite que os bichos se habituem aos métodos de manejo e que eles entendam determinadas condutas como positivas, evitando situações de estresse, como contenções físicas e químicas, e garantindo o bem-estar. É possível, por exemplo, ensinar um animal a abrir a boca e depois do procedimento dar uma recompensa, como um alimento que o animal goste muito, tudo dentro da sua dieta ideal. Dessa forma ele entende que isso é um bom comportamento e torna os cuidados que recebe uma experiência positiva. Imagina ganhar um presente toda vez que você abre a boca para o médico ou quando toma uma vacina?

Condicionamento animal e enriquecimento ambiental garantem o bem-estar animal e evitam situações de estresse

O bem-estar animal é um dos propósitos do BioParque do Rio, junto com os pilares de educação, pesquisa e conservação. O condicionamento animal e o enriquecimento ambiental são técnicas importantes para melhorar o dia a dia do animal com o seu cuidador e evitar situações de desconforto.

Para mais informações sobre essas atividades e sobre o dia a dia dos animais, acesse o site do BioParque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: