O BioParque do Rio, nasceu com o objetivo de integrar o tripé da EDUCAÇÃO, PESQUISA e CONSERVAÇÃO garantindo o bem-estar animal. 
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Bem-estar animal e o enriquecimento ambiental no BioParque do Rio

O BioParque do Rio, nasceu com o objetivo de integrar o tripé da EDUCAÇÃO, PESQUISA e CONSERVAÇÃO garantindo o bem-estar animal

Para isso, o bioparque tem grandes aliados no que diz respeito à conservação e o bem-estar dos animais. Um desses aliados é o Plano de População, que é um modelo de escolha técnica das espécies que irão compor o plantel. Saiba mais sobre o Plano de População clicando aqui!

Mas hoje você vai conhecer outro grande aliado do BioParque do Rio: o enriquecimento ambiental. Vem com a gente saber mais!

 

Você sabe o que é enriquecimento ambiental e para que ele serve?

O enriquecimento ambiental contribui para o bem-estar animal, estimulando comportamentos naturais dos animais. Parte da alimentação é oferecida de uma maneira diferente, fazendo com que o animal trabalhe e seja desafiado para conseguir o alimento. 

Veja alguns exemplos para entender como funciona: 

 

Disponibilizamos pinhas com algumas sementes, estimulando a curiosidade e forrageio dos animais.

 

Parte da alimentação diária das aves é pendurada pelo recinto, estimulando o uso da área e o forrageio do animal.

 

Utilizamos móbiles de madeira, que além de ser um enriquecimento físico, também permite que as aves desgastem o bico. Além disso, foram colocadas algumas sementes nas bolinhas de cipó, que também funcionam como um enriquecimento cognitivo e alimentar.

Utilizamos casca de pinus para esconder a alimentação do cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), estimulando o forrageio do animal.

 

No BioParque do Rio, as atividades são realizadas diariamente de acordo com cada espécie, proporcionando qualidade de vida em um ambiente mais interativo.

 

Sobre o Grupo Cataratas 

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Deixe seu comentário

Talvez você também curta: