O BioParque do Rio, nasceu com o objetivo de integrar o tripé da EDUCAÇÃO, PESQUISA e CONSERVAÇÃO garantindo o bem-estar animal.
Para isso, o bioparque tem grandes aliados no que diz respeito à conservação e o bem-estar dos animais. Um desses aliados é o Plano de População, que é um modelo de escolha técnica das espécies que irão compor o plantel. Saiba mais sobre o Plano de População clicando aqui!
Mas hoje você vai conhecer outro grande aliado do BioParque do Rio: o enriquecimento ambiental. Vem com a gente saber mais!
Você sabe o que é enriquecimento ambiental e para que ele serve?
O enriquecimento ambiental contribui para o bem-estar animal, estimulando comportamentos naturais dos animais. Parte da alimentação é oferecida de uma maneira diferente, fazendo com que o animal trabalhe e seja desafiado para conseguir o alimento.
Veja alguns exemplos para entender como funciona:
Disponibilizamos pinhas com algumas sementes, estimulando a curiosidade e forrageio dos animais.
Parte da alimentação diária das aves é pendurada pelo recinto, estimulando o uso da área e o forrageio do animal.
Utilizamos móbiles de madeira, que além de ser um enriquecimento físico, também permite que as aves desgastem o bico. Além disso, foram colocadas algumas sementes nas bolinhas de cipó, que também funcionam como um enriquecimento cognitivo e alimentar.
Utilizamos casca de pinus para esconder a alimentação do cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), estimulando o forrageio do animal.
No BioParque do Rio, as atividades são realizadas diariamente de acordo com cada espécie, proporcionando qualidade de vida em um ambiente mais interativo.