Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Visite a exposição Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras no AquaRio

Do dia 20 de janeiro até 12 de março, você vai poder aprender mais sobre as espécies que vivem nas Ilhas Cagarras, a primeira Unidade de Conservação Marinha do Rio de Janeiro, localizada no litoral da zona sul carioca.

 Em parceria com o Projeto Ilhas do Rio, o AquaRio realizar uma exposição trazendo fotos e vídeos inéditos da biodiversidade abrigada pela ilha. Quer saber mais sobre a mostra? Confira a matéria abaixo!

 

 Foto: Áthila Bertonici 

 

Uma viagem pela rica biodiversidade das ilhas

As Ilhas Cagarras ficam bem pertinho da cidade, apenas 5 km de distância da praia de Ipanema, mas muitos cariocas nunca nem ouviram falar dessas belezas naturais. Muitas espécies raras e ameaçadas de extinção vivem por ali e você vai poder conferir um acervo que conta com cerca de 50 imagens tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores e colaboradores do Projeto Ilhas do Rio. É um verdadeiro mergulho na rica biodiversidade que habita a região, formada por quatro ilhas – Ilhas Cagarra, Redonda, Comprida e das Palmas – e duas ilhotas – Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. 

“Essa exposição tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de conservar a biodiversidade marinha do litoral de nossa cidade, que está tão perto de nós”, diz Patrícia Rocha, bióloga educadora do AquaRio.

 

A exposição traz elementos interativos

Já imaginou poder ouvir os sons de diversos animais que habitam as Ilhas Cagarras? Com a atividade sonora, os visitantes, além de ver, vão poder ouvir algumas espécies do Monumento Natural das Ilhas Cagarras e compreender a importância da vocalização da natureza. Já que é por meio desses sons que os animais se comunicam e expressam comportamentos sociais, como os rituais de acasalamento, cuidados com os jovens e defesa de território. 

Outro elemento interativo da exposição é a presença de um QR Code, que permite aos visitantes serem direcionados ao site do projeto, enriquecendo ainda mais a visita com mais informações de cada uma dessas espécies encontradas no MONA Cagarras.

 

Alguns animais da exposição podem ser vistos ao vivo no AquaRio

Os visitantes vão poder ver alguns dos animais que vivem nas Ilhas Cagarras ao vivo, nos tanques do AquaRio. É o caso da moreia-verde, do cavalo-marinho, da raia-viola-de-cara-curta, do tubarão-lixa, do peixe-morcego e de alguns invertebrados, como o coral-cérebro, que desempenha papel importante na construção dos ambientes recifais, estrelas-do-mar e o ouriço-de-espinho-longo

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e abriga mais de 3 mil animais marinhos de cerca de 350 espécies diferentes

 

Veja cinco curiosidades sobre o AquaRio!

 

Para a sua segurança, o AquaRio segue todos os protocolos recomendados pelo órgãos de saúde

O AquaRio atualmente está funcionando com 50% da sua capacidade, todo o circuito está sinalizado e  o parque ainda conta com totens de álcool em gel. Lembrando que é obrigatório durante toda a visita o uso de máscaras. Para mais informações sobre ingressos e horário de funcionamento, clique aqui.

 

Sobre o Grupo Cataratas 

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: