Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hoje é dia do Engenheiro Ambiental!

Hoje, dia 31 de janeiro, é o dia do engenheiro ambiental. Essa é uma profissão fundamental para que empresas consigam desenvolver projetos que integrem os aspectos sociais, tecnológicos e econômicos com as necessidades do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é um dos nossos principais pilares e sem esses profissionais não poderíamos deixar a nossa marca positiva no mundo. Conheça mais sobre a engenharia ambiental e como esse trabalho é exercido no Grupo Cataratas.

 

 

 

Engenheiro ambiental atua no desenvolvimento de projetos socioambientais

Além de promover a sustentabilidade, por meio de nossos projetos que unem educação, conservação e pesquisa, a natureza é a protagonista das experiências inesquecíveis que proporcionamos aos nossos visitantes. E, para manter a nossa política de responsabilidade socioambiental, contamos com a ajuda de uma equipe de profissionais especializados em entender as demandas ambientais e orientar nossos projetos.

“Dentro do Grupo Cataratas, os engenheiros ambientais trabalham com a gestão sócioambiental, então  cuidamos desde o monitoramento de indicadores ambientais até a parte social, na relação com a comunidade e no desenvolvimento de projetos sociais. As atividades envolvem a gestão do volume de água e energia consumidas, quantidade de resíduos que cada unidade gera e indicadores sociais relacionados a projetos e ações filantrópicas”, explica a engenheira ambiental Talita Uzeda. 

 

Conformidade ambiental e valorização do patrimônio histórico-cultural

O licenciamentoatividade regulatória também é outra parte muito importante do trabalho do engenheiro ambiental. “Na parte de conformidade ambiental, trabalhamos para garantir todas as licenças e certidões que cada unidade precisa junto aos órgãos que aprovam uma operação ou instalação de um parque novo. Outro ponto que também tem se destacado é o aspecto cultural, especialmente com esse projeto do BioParque do Rio, que envolve toda a questão do patrimônio histórico-cultural de um bem”, revela Uzeda.

 

 

 

Uma profissão recente e multidisciplinar

Você sabia que essa é uma profissão relativamente nova no Brasil? A primeira turma de engenheiros ambientais do país formou-se em 31 de janeiro de 1997, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mas o Dia Nacional do Engenheiro Ambiental só foi reconhecido anos depois, em 2007.

“Quando eu comecei a trabalhar com engenharia ambiental na prática eu descobri que essa é uma profissão ainda mais multidisciplinar do que eu imaginava na faculdade. Eu acho que o engenheiro ambiental hoje está focado na sustentabilidade do negócio no que diz respeito a essa diversidade de áreas, não lidamos só com o meio ambiente, mas com todos os aspectos da empresa, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com o discurso em termos de impacto positivo e conservação”, finaliza.

Sobre o Grupo Cataratas 

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: