Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os melhores pais do reino animal

O Dia dos Pais é uma das datas mais celebradas no Brasil. Não importa se você é adulto ou criança, a relação entre pais e filhos é um dos vínculos mais fortes que estabelecemos durante a vida. Mas a paternidade não é uma condição aplicada só aos seres humanos, no mundo animal também existem diversas relações entre os papais e seus filhotes que são dignas de toda a nossa admiração. Vem com a gente saber mais!

 

Melhores pais do reino animal!

Cavalo-Marinho 

A mais conhecida característica dos cavalos-marinhos é que eles têm um raro sistema de acasalamento. Cavalos-marinhos são monógamos, os machos dançam para as fêmeas e elas escolhem o parceiro perfeito para proteger seus filhotes.

Após a escolha, a fêmea dá seus ovos para o macho, que os fecunda e os guarda em uma bolsa incubadora fechada (marsúpio). O tempo para o nascimento dos filhotes varia de acordo com a espécie, mas em algumas semanas eles estão prontos para nascer. Depois do acasalamento, os filhotes ficam sob cuidado total do papai, que os protege e fornece nutrientes para o seu desenvolvimento.

Ema

O macho é o responsável por construir o ninho e atrair as fêmeas para que elas depositem os ovos. Eles também são os responsáveis pela incubação dos ovos e a criação dos filhotes. 

Donzelas

Estes peixes apresentam um notório cuidado paternal, pois os machos acompanham o desenvolvimento dos ovos, até a eclosão. Durante este período eles deixam a área completamente limpa retirando com a boca tudo que não for saudável para o desenvolvimento dos filhotes, além de baterem as nadadeiras próximos à desova, como forma de aumentar a circulação de água e melhorar a oxigenação dos embriões.

Aruanã

Os aruanãs machos são bons exemplos de cuidados paternais entre os peixes. Além de construírem ninhos para seus filhotes e protegê-los depois que chocam, eles chamam atenção pela capacidade de abrigar centenas de alevinos (peixes recém saídos dos ovos) em suas bocas.

Alguns deles deixam os filhotes saírem por alguns minutos para explorar o ambiente. Mas, em seguida, possuem o cuidado de buscar cada um deles e guardá-los de volta em suas bocas, mantendo-os salvos de predadores.

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: