O Zoológico do Rio esclarece que as obras que tiveram início em dezembro de 2018 não colocam em risco à vida dos animais que vivem no RioZoo. O manejo e a permanência deles no parque foi debatido e avaliado exaustivamente, antes do início das intervenções por equipe técnica de especialistas, formadas por representantes do IBAMA, INEA, Fundação RioZoo e Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O resultado dos debates e avaliações técnicas gerou os Planos de Manejo que são atualizados e reavaliados anualmente.
Antes da concessão do zoo, a média de óbitos era de 97 animais/ano e depois da concessão passou a ser de 77 animais/ano, mesmo com as obras. O monitoramento dos animais é realizado diariamente, por meio de monitores de qualidade ambiental, além de estudos comportamentais e hormonais, que têm mostrado que as condições do ambiente estão dentro de um padrão de normalidade.
Também cabe ressaltar que o bem-estar animal sempre foi priorizado e o nascimento de espécies ameaçadas como ararajuba, jacutinga e arara-azul-grande são prova disto. Os novos recintos que estão sendo construídos trarão melhor qualidade de vida e bem-estar para os animais.
O plantel atual do RioZoo vem se adequando ao Plano de População desenvolvido pela instituição, com o objetivo de cuidar e pesquisar espécies importantes para a conservação e restauração da biodiversidade.
Já a respeito do fechamento temporário também cabe esclarecer que este se deve à finalização da primeira etapa das obras, que teve início há cerca de um ano. A medida tem por objetivo de garantir a segurança dos visitantes, já que as intervenções chegaram a espaços que eram destinados ao trânsito do público.
A interrupção da visitação é necessária para que, no primeiro trimestre de 2020, a população carioca ganhe um novo parque, com foco em educação, pesquisa e conservação. Conceito alinhado com as melhores práticas mundiais, que tem como principal pilar o bem-estar animal.
O RioZoo está fechado para visitação entenda sobre o fechamento clicando aqui
O Grupo Cataratas é a maior concessionária de Turismo Sustentável do Brasil, e atuamos na administração dos parques: EcoNoronha, em Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paineiras Corcovado, AquaRio e RioZoo, no Rio de Janeiro.