Dia Mundial do Turismo: O Impacto do Turismo Sustentável

No dia 27 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Turismo, uma data que relembra a importância dessa atividade para o desenvolvimento econômico, social e cultural de inúmeras regiões ao redor do mundo. No Grupo Cataratas, reconhecemos que o turismo não é apenas uma forma de lazer, mas também uma ferramenta de transformação.

O turismo sustentável busca garantir que as belezas naturais e culturais que atraem os visitantes possam ser preservadas. Ao longo dos anos, trabalhamos em construir parques e experiências que promovam um turismo consciente, comprometido com a conservação dos ecossistemas e o bem-estar das comunidades locais.

Confira algumas das mudanças que conseguimos realizar com o turismo:

Conservação de Áreas Naturais: A EcoNoronha, o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional da Tijuca são áreas naturais que atuamos e que são áreas de conservação. O Grupo criou condições de visitação para essas áreas como as vans oficiais do Centro de Visitantes Paineiras Corcovado, as passarelas suspensas de EcoNoronha e do Parque Nacional do Iguaçu, entre outros, que garantem que essas áreas sejam visitadas e apreciadas por visitantes também. Além disso, através de ações como plantios, trilhas educativas, exposições e muito mais, conseguimos ajudar na conservação dessas áreas com o turismo.

Praia em Fernando de Noronha

Créditos: Zaira Matheus – All Angle

Educação Ambiental para Visitantes: Uma das nossas prioridades é garantir que os visitantes compreendam a importância da preservação e por isso, nossos parques possuem equipes de educação e iniciativas que garantem que as visitas sejam além de experiências atrativas, experiências agregadoras. Por meio de painéis informativos, atividades interativas e entre outros, conseguimos educar o público sobre a biodiversidade e a importância de atitudes conscientes durante suas visitas.


Parcerias com Comunidades Locais: Acreditamos que o turismo também deve beneficiar as pessoas que vivem nas proximidades dos parques e áreas de preservação e conservação. Por isso, criamos parcerias com comunidades locais, apoiando projetos e iniciativas. Um exemplo é a Associação Esportiva e Cultural do Guararapes que é apoiada pelo parque Paineiras Corcovado. Este projeto desempenha um papel crucial na formação de cidadania para muitos jovens da comunidade Cerro Corá e Guararapes. Além de promover a paixão pelo esporte, o apoio ao projeto garante uniformes, transporte, material esportivo, a participação em campeonatos e principalmente uma atividade de lazer e educação para os moradores da comunidade.


Redução de Impacto Ambiental: Em nossos parques, implementamos práticas como reflorestamento, uso de energias renováveis, eficiência energética, a redução do consumo de água e a destinação correta de resíduos. Sendo até reconhecidos por algumas certificações como a de Carbono Neutro e o Empresa B. Essas ações diminuem o impacto das operações no meio ambiente e demonstram a possibilidade do turismo sustentável.


Proteção de Espécies Ameaçadas: O BioParque do Rio, o AquaRio e em breve o AquaFoz são parques que trabalham com a conservação de espécies ameaçadas. Através de projetos e do cuidado diário nos parques, ajudamos a proteger e restaurar populações de espécies ameaçadas.

Nesse Dia Mundial do Turismo lembramos que o turismo é mais do que explorar novos lugares – é também uma oportunidade para fazer a diferença. Com o turismo sustentável, podemos garantir que as belezas do mundo continuem a ser preservadas, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento de comunidades e criamos um impacto positivo no meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: