O processo histórico de desmatamento da Floresta da Tijuca com as grandes plantações e extração de madeira durante o século XVIII, afetaram drasticamente a vida da fauna local. A arara-canindé, ave nativa da América do Sul é um exemplo de uma espécie que foi considerada extinta no Rio de Janeiro há mais de 200 anos.
O projeto Refauna que vem sendo desenvolvido desde 2010 em parceria com a UFRJ e outras instituições, já reintroduziu diversas espécies como os Macacos Bugios, Cutias, Trinca-Ferro e Jabuti-Tinga no Parque Nacional da Tijuca.
Esperança de uma floresta com mais vida!
Com o apoio do Bioparque do Rio o projeto que pretende também reintroduzir a arara-canindé está cada vez mais próximo de acontecer. Isso porque recentemente tivemos uma ótima notícia, a do nascimento de 2 araras-canindé fêmeas no Bioparque! As filhotes de arara nasceram em ninhos artificiais instalados na Imersão Tropical. As irmãzinhas estão recebendo acompanhamento e atenção constantes dos pais e da equipe técnica do BioParque do Rio para que cresçam saudáveis e possam passar pela fase de adaptação até estarem aptas para a futura soltura na Floresta da Tijuca.
Sobre o Grupo Cataratas
Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.
Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.
Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.