Curiosidades sobre o Cristo Redentor

No blog de hoje você vai conhecer um pedacinho da história por trás da criação e construção de uma das setes maravilhas do mundo moderno e um dos atrativos turísticos mais visitados do Brasil , o Cristo Redentor. 

Quando tudo começou 

A estátua do Cristo Redentor  foi idealizada em meados do século 19, quando o padre francês Pierre Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Morro do Corcovado. A ideia de erguer um monumento religioso foi resgatada em 1888 pela princesa Isabel.

 

Foto: Banco de Imagens Grupo Cataratas

 

Embora tenha sido promulgado um decreto para viabilizar o monumento, a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, em 1889, interromperam os planos. O projeto só saiu do papel em 1921, com os preparativos para a comemoração do Centenário da Independência, sendo o projeto vencedor o do Arquiteto Heitor da Silva Costa.

 

A Construção 

Iniciada em 1926, a construção do maior símbolo do Rio de Janeiro durou cerca de 5 anos. Com altura de um prédio de 13 andares, a maior parte da estátua foi construída no Brasil, no estilo art déco. As peças da face e as das mãos foram moldadas em Paris e vieram para cá como um quebra-cabeça, com cada parte numerada para ser montada em solo brasileiro.

 

Foto: Brasiliana Fotográfica

 

O Cristo Redentor é feito de concreto armado, revestido com pedra-sabão. Sua construção engajou a população tanto na arrecadação de fundos quanto no processo de montagem dos mosaicos que o constituem. E assim nasceu um dos maiores símbolos do país.

 

 

Inauguração  do monumento 

Em 12 de outubro de 1931, peregrinos do mundo inteiro se dirigiram para onde hoje é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e viram, pela primeira vez, o monumento do Cristo Redentor.

 

Foto: Jornal Correio da Manhã 

 

Numa votação que foi realizada pela internet para eleger as sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor ficou junto com alguns dos mais importantes monumentos do mundo, como a Muralha da China e Petra, na Jordânia.

A lista contou com votos de mais de 100 milhões de pessoas. Inicialmente, qualquer local podia ser indicado como um das novas sete maravilhas. Em 2007 o monumento foi finalmente eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno tornando ainda maior sua visibilidade e reconhecimento internacional como símbolo religioso e atrativo turístico.

 

Como visitar o Cristo Redentor 

 

Foto: Banco de Imagens Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas iniciou a concessão e gestão de apoio a visitação em Paineiras-Corcovado em 2012, auxiliando na revitalização do antigo Hotel das Paineiras. Atualmente Paineiras-Corcovado disponibiliza 3 pontos diferentes de embarque das vans oficiais que levam ao Cristo Redentor.

Ir com a Van oficial é a melhor opção para chegar e voltar do Monumento com conforto e segurança. Confira os locais de embarque para adquirir seu ingresso:

📍Largo do Machado – O ponto de embarque é em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, próximo à estação de metrô Largo do Machado. Aberto todos os dias, de 08h com a bilheteria encerrando as vendas às 15h.

📍Copacabana – O ponto de embarque fica na Praça do Lido, que é localizada entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana e as Ruas Belfort Roxo e Ronald de Carvalho. Aberto todos os dias, de 08h com a bilheteria encerrando as vendas às 15h.

📍Centro de Visitantes Paineiras – Antigo Hotel das Paineiras fica a 15 minutos do Cristo. Aberto todos os dias, das 08h às 16h.

 

Foto: Banco de Imagens Grupo Cataratas

 

O passeio possui uma parada imperdível no Centro de Visitantes Paineiras, já com o ingresso incluído. O Centro de Visitantes possui exposições interativas, loja de souvenir , mirante com vista para a cidade, área de apoio a visitação com lanchonetes e acesso à trilhas do Parque Nacional da Tijuca.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal operadora de parques a atrativos turísticos do Brasil, responsável pela gestão de visitação de parque temáticos, de vida animal e parques nacionais, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do Turismo Sustentável.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

2 respostas

  1. Lugar lindíssimos , com uma vista espetacular, servico especializado para turistas em libras, com acessibilidade, tradutores e guias educados e atenciosos, alem de restaurantes e lojas de conveniência que vc pode levar uma lembrança para quem mais gosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: