BioParque do Rio participa de ação de soltura de antas

Através da conservação, o Grupo Cataratas acredita que é possível realizar a manutenção da biodiversidade do planeta. Por isso, já participamos de uma série de reintroduções, como de cutias, trinca-ferro e a mais recente, a de antas.

Hoje demos mais um passo em ações de preservação com o apoio técnico do BioParque do Rio no projeto de reintrodução de antas vindas de zoológicos do interior de São Paulo para a Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. As antas Juçara e Jerivá foram soltas na manhã desta sexta-feira.

Anteriormente, o casal de antas se chamavam Juninho e Castanha, mas foram rebatizadas pelos alunos da Escola Municipal Matinha durante uma atividade no Dia Mundial da Anta. O novo batismo tem como objetivo aproximar a comunidade local do projeto de reintrodução.

O projeto aconteceu em 3 etapas. A primeira foi o transporte das antas vindas do Zoológico do Rio Preto e do Parque Ecológico São Carlos, em São Paulo, até a Reserva. Com a chegada, elas passaram por um período de ambientação para se aclimatar ao novo ambiente que iriam viver. Após uma avaliação de como elas estavam, foi chegada a hora da soltura. 

A intenção do projeto é reestabelecer uma população viável em uma área que já abrigou outras antas no passado. A espécie é de suma importância visto que as antas estão classificadas como vulneráveis à extinção e são conhecidas como jardineiras das florestas, desempenhando um papel importante na dispersão de sementes e na poda de ramos e herbáceas. 

O BioParque do Rio foi o responsável pelo apoio no transporte dos animais, pela reestruturação da ambientação no recinto de aclimatação e pelo patrocínio da ação.

A ação é uma iniciativa do projeto Refauna em parceria com o BioParque do Rio. Além do apoio do Instituto Conhecer Para Conservar, do Asa Socioambiental (por meio do Projeto Guapiaçu), a Reguabr também está oferecendo assistência nas atividades de reintrodução e monitoramento dos animais.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal operadora de parques a atrativos turísticos do Brasil, responsável pela gestão de visitação de parque temáticos, de vida animal e parques nacionais, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do Turismo Sustentável.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: