Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Achados Arqueológicos do BioParque do Rio

Nosso segundo episódio do Minuto do Conhecimento é sobre a área histórica em que o BioParque do Rio está localizado e seus Achados Arqueológicos.

A Quinta da Boa Vista fica no bairro de São Cristóvão, local que contém uma rica história do nosso país. Essa área, por muitos anos, foi moradia da família Imperial Brasileira. O casarão, que hoje abriga o Museu Nacional, serviu como residência para D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II e outros integrantes da coroa. É a instituição científica mais antiga do Brasil e um dos maiores museus de história natural das Américas tombado pelo IPHAN. 

 

Foto de Acervo 

 

O casarão foi a residência da família até 1889 quando houve a Proclamação da República. Outra curiosidade é que em 1816, D. João VI foi presenteado, pelo casamento de D.Pedro I com a Princesa Leopoldina, com um Portão, que foi instalado originalmente na frente do Palácio, depois o mesmo foi remontado na entrada do Jardim Zoológico, onde hoje marca o acesso ao Bioparque do Rio.

Foto: BioParque do Rio

Recentemente ele foi revitalizado durante as obras do BioParque e toda a área que compreende o parque foi delimitada e reconhecida como um sítio arqueológico devido aos artefatos e estruturas encontrados no terreno. 

 

Foto: BioParque do Rio

Para preservar e entender a ocupação histórica local, foram realizados estudos de levantamento prévio das plantas e documentos históricos, que comprovam que a área abrigava serviços de apoio ao palácio, como cocheiras, o quartel da guarda nacional e um estábulo. Essas estruturas de edificações antigas, pisos, entre outros itens como louças e vidrarias foram catalogadas e podem ser vistas na exposição histórica do BioParque do Rio.

Quer ficar por dentro dessas e de outras curiosidades sobre os nossos parques? Acesse o link

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: