Que as Cataratas do Iguaçu são um espetáculo todo mundo já sabe. Mas hoje nós vamos te contar o que você ainda não sabe sobre essa Maravilha da Natureza.
Vem com a gente descobrir as 5 curiosidades que você não sabia desse lugar!
1- O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, integra um dos mais importantes corredores verdes do continente
O Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, integram o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, devido à diversidade biológica e extensão. O Parque possui mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.
2- O Parque Nacional do Iguaçu é o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil
Sua expressiva diversidade biológica somada à paisagem singular das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939.
3- A Lenda das Cataratas: uma história de amor entre Naipi e Tarobá
Há muito tempo, dois índios caingangues, Naipi, filha do cacique, e Tarobá, um jovem guerreiro, se apaixonaram e viveram uma história de amor proibida.
O mundo era governado por um deus em forma de serpente, o Mboi. Devido à beleza de Naipi, ele acreditava que a jovem deveria viver exclusivamente para o seu culto. E então, impediu que o casal ficasse junto transformando-os em dois elementos da natureza que podemos observar hoje nas Cataratas.
Ficou curioso? Saiba mais detalhes dessa lenda, clicando aqui!
4- As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água
As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de 275 quedas d’água de até 80 metros de altura, no Rio Iguaçu. Entretanto, o número das quedas varia de 150 a 300, dependendo da época do ano, principalmente, das chuvas.
5- A maior fábrica de arco-íris
O arco-íris é um dos mais belos presentes da natureza. Os ingredientes são simples: luz solar e gotas de água. As tempestades de verão podem provocar cenários surpreendentes, mas o arco-íris nem sempre precisa de chuva para nascer. Nas Cataratas do Iguaçu podemos observar esse fenômeno da natureza a qualquer hora do dia.