Parque Nacional do Iguaçu comemora Dia da Onça-Pintada

O Parque Nacional do Iguaçu recebe, nesta quinta-feira, um evento para comemorar o dia 29 de novembro com lançamentos de exposição, filmes e celebração à onça-pintada. É a primeira vez que o dia celebra oficialmente um dos maiores símbolos da biodiversidade brasileira. O Ministério do Meio Ambiente incluiu a data no calendário para colaborar com a conservação da espécie. O Projeto Onças do Iguaçu é uma das iniciativas que tem como missão conservar a onça-pintada na região do Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa estuda os animais e atua junta à comunidade local para informar e aproximá-los da realidade de conservação das onças

 

“É importante ter todo um país pensando em onças-pintadas. A data serve para engajar, conscientizar e espalhar a mensagem. É importante para trabalhar formas de substituir o medo por informação e encantamento”, explica Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu. De acordo com a especialista, os maiores desafios enfrentados pela espécie são aumentar a conectividade entre as áreas que têm habitat adequado e trabalhar a coexistência. “O abate de onças geralmente é resultado de conflito com humanos. Com o desmatamento aumentando, aumenta também a possibilidade desse contato entre onças e pessoas, então, administrar esse conflito é fator chave para assegurar a sobrevivência da espécie”, diz.

 

Fonte: G1 EPTV

Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas é responsável pela gestão de atrativos na área de turismo sustentável do Brasil desde 1999. Os serviços voltados ao ecoturismo reúnem hoje 6 atrativos de Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha.

Duas vezes eleita a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame), o compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no DNA do Grupo Cataratas.