Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você conhece o sargaço?

Hoje vamos te contar um pouco sobre o sargaço, um alga castanha muito comum de ser vista em praia tropicais e subtropicais.

 

 

Com certeza você já viu essas algas na praia e achou que era apenas sujeira do mar. Na verdade essa “sujeirinha” é o Sargassum C. Agardh, mais conhecido como Sargaço, é uma espécie de alga flutuante que tem vida sem se fixar em nenhum lugar. Além de fazer parte do ecossistema marinho, ela é uma importante fonte de alimento para tartarugas, peixes, mamíferos marinhos e até pássaros.

No litoral do Brasil, por exemplo, existem várias espécies de sargaço. Normalmente, eles crescem grudados em rochas à beira-mar, mas podem se espalhar pelo oceano. Além de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, pequenos crustáceos (como camarões) e moluscos excretam a amônia e o fosfato que as algas usam como nutriente. Sua recompensa é crescerem protegidos dos predadores e rodeados de comida.

 

O Sargaço em EcoNoronha 

Por ser uma espécie com predileção por águas mais mornas, eventualmente, derivam do Caribe até Fernando de Noronha. Esse evento é comum e natural, porém em anos de extremos climáticos podem se potencializar! A última vez que esse evento ocorreu na Ilha de Noronha foi em 2016. 

 

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-o-sargaco/

 

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: