Um grupo mais sustentável: em 2019, Grupo Cataratas apresenta números de ecoeficiência positivos!

2019 foi um ano de muita evolução e impacto positivo para nós do Grupo Cataratas. Recebemos diversos prêmios – você pode ver todos eles clicando aqui – e evoluímos nas questões sustentáveis! Resultado disso é que fomos reconhecidos pela terceira vez como empresa mais sustentável do setor de turismo no Guia Exame de Sustentabilidade! Quer saber como conseguimos esse feito incrível? Continue aqui com a gente que vamos te contar o que fizemos, em 2019, para sermos uma empresa mais sustentável e ecoeficiente!

Antes de começar, é preciso saber o que significa e qual a importância da Ecoeficiência para o mundo! O termo surgiu no ano de 1996 e foi definido, pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, como sendo a entrega de bens e serviços (água, energia, espaço físico, entre outros) com menor consumo de recursos naturais e menor geração de resíduos poluentes. Com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas e manter a qualidade de vida com pouca interferência no meio ambiente, causando pouco impacto ambiental. Ecoeficiência é uma das grandes atitudes que nos podem levar ao desenvolvimento sustentável.

E você sabe o que é desenvolvimento sustentável?

“Desenvolvimento Sustentável é o que atende as necessidades das gerações do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades. Dois conceitos são inerentes ao desenvolvimento sustentável: o conceito de “necessidades”, especialmente as necessidades básicas dos mais desprovidos, que devem ser as mais prioritárias, e a ideia que o estado das nossas técnicas e da nossa organização social impõe sobre a capacidade do ambiente em responder as necessidades atuais e as futuras” (definição do Relatório Brundtland)

Sabendo disso, vamos aos nossos números surpreendentes!

Redução no consumo de Água

Em 2019, conseguimos reduzir em nossos parques mais de 12 milhões de litros d’água, o que equivale a mais de 3 Tanques Oceânicos do AquaRio!

No AquaRio: redução em 15% em relação a 2018, equivalente a 1.543.000 litros de água;

No RioZoo: redução em 39% em relação a 2018, equivalente a 9.122.000 litros de água;

No Parque Nacional do Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu: redução em 37% em relação a 2018, equivalente a 1.612.670 litros de água;

No Marco das 3 Fronteiras: redução em 7% em relação a 2018, equivalente a 236.400 litros de água.

Em EcoNoronha: redução em 7% em relação a 2018, equivalente a 98.000 litros de água;

Redução na geração de resíduos

 Esse ano conseguimos reduzir nossa geração em mais de 450 toneladas de resíduos em nossos parques, em comparação ano passado, essa redução foi de 20%. Isso significa que mais de 1 milhão kg de CO2 (gás carbônico) deixou de ser emitido na natureza. Em comparação, esse número equivale a quase 9 mil árvores plantadas!

No AquaRio: 31% dos resíduos gerados em 2019 foram recicláveis, equivalente a 61,05 toneladas de resíduos recicláveis enviados para cooperativa de reciclagem.

No RioZoo: 27% de redução na geração de resíduos, equivalente a 63 toneladas.

Em Paineiras Corcovado: 27% de redução na geração de resíduos, equivalente a 63 toneladas.

No Parque Nacional do Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu: em 2019, enviamos 30,9 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativa de reciclagem

Em EcoNoronha: redução em 14% na geração de resíduos, equivalente a 22 toneladas; Em 2019, no parque, 56% dos resíduos foram recicláveis e 75,9 toneladas enviadas para cooperativa de reciclagem.

Mais árvores plantadas em plantios

E, falando em árvores plantadas, nesse ano plantamos 10.660 mil árvores em nossas ações de plantio realizadas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu! Em comparação ao ano passado, foram 1.360 árvores a mais!

 Consumo de energia nos parques

Em 2019, reduzimos mais de 185 mil kWh de energia em nossos parques! Com isso, seríamos capazes de gerar energia para mais de 1.200 casas durante 1 mês! É uma redução e tanto, né?

 Um Grupo Cataratas mais sustentável!

 Além desses números incríveis dos nossos parques, na holding (escritório do Grupo Cataratas), adotamos o método de segregação de resíduos e tivemos boa adesão dos embaixadores. Com a nossa segregação correta de resíduos orgânicos – Holding (escritório do Grupo Cataratas), até agora evitamos que 14,0 Kg de resíduos fossem para o aterro e ao invés disso foram produzidos 8,4 Kg de composto e evitadas a emissão de 10,8 Kg de CO2eq.

Veja abaixo os números comparados ao ano de 2018!

A nível Grupo:

Economia em 2019 em relação a 2018 de:

Água: 12.612.070 litros ou 12.612 m³

Energia: 185.210 kWh

Resíduos: 467 toneladas

 

Você pode acompanhar nossas ações de sustentabilidade no Portal Conhecer Para Conservar. Clique aqui e fique poder dentro de tudo!

Deixe seu comentário

Talvez você também curta: