Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Somos Naturalmente Egocêntricos?

Temos que admitir que, no dia a dia, o mundo realmente parece girar ao nosso redor. Nesse exato momento, seja na China ou na casa do seu vizinho, bilhões de indivíduos, incluindo seus familiares e amigos, estão levando suas vidas cotidianas com seus afazeres, mas são os acontecimentos que nós estamos vivenciando agora que são efetivamente reais. Os outros acontecimentos são fatos vividos pelos outros.

Os meios de comunicação, como a TV e a internet, até insistem em nos colocar diante desses fatos, mas, ainda assim, são realidades e narrativas distantes, somente imaginadas (ou visualizadas), mas não presenciadas. E muito menos vividas, curtidas ou sofridas. Talvez por isso nos seja tão difícil envolver-se em questões que não fazem parte da nossa realidade.

Nesse instante, ao redor do Planeta, sem que tomemos conhecimento, uma espécie está sendo extinta na Natureza, uma área com tamanho de mil campos de futebol está sendo desmatada, uma tonelada de peixes está sendo desperdiçada, 130 tubarões estão sendo cruelmente assassinados para a remoção de suas nadadeiras e um ser humano está morrendo por falta de acesso à água limpa (potável).

 

 

 

De forma quase infantil, se não presenciamos essas realidades, elas parecem não existir. E a vida continua… No entanto, basta que a realidade bata à nossa porta, para que ela se torne bem presente. Pense nisso. Reflita. A percepção da realidade dos outros não requer grande altruísmo. Um pouco de desprendimento já está bom.

Associe-se, contribua e participe de ações, entidades e projetos atuantes e respeitados por seu longo e verdadeiro trabalho em favor da preservação e sustentabilidade da Natureza.

 

 

Sobre Marcelo Szpilman

Marcelo Szpilman, biólogo marinho, é autor de oito livros publicados, sendo cinco nas áreas de peixes, tubarões e outros seres marinhos. É o idealizador, fundador e presidente de honra do AquaRio e diretor-presidente do Instituto de Conservação Marinha.

 

2 Responses

  1. Isso mesmo! Estamos todos conectados, mundo animal, vegetal, mineral.. a Ciência tem provado isso. Ótimo texto, meu amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: