Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas

A última semana foi ainda mais memorável para alguns convidados que passaram por nossos parques: comemoramos o 10º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas, promovida pelo SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas).

Em Foz do Iguaçu nossos convidados conheceram o Marco das 3 Fronteiras e também umas das 7 Maravilhas da Natureza: As Cataratas do Iguaçu. Já no Rio de Janeiro, os grupos puderam visitar dois dos pontos turísticos mais visitados do estado: o AquaRio e Paineiras Corcovado, caminho para o Cristo Redentor.

 

Grupo de pessoas com deficiência no AquaRio, no Rio de Janeiro

Acessibilidade até no fundo do mar 

A semana começou no dia 02 de dezembro com a visita mediada no AquaRio para o público surdo, com direito a interpretes de Libras para que os convidados pudessem entender ainda mais sobre o ambiente marinho. Recebemos pessoas surtas do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INOSEL), Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Projeto Surdos (UFRJ).

No dia 05 de dezembro foi o dia de recebermos no AquaRio um grupo de pessoas com múltiplas deficiências da Escola Municipal Bertha Lutz, que também receberam uma visita mediada pela nossa equipe de educação.

Uma nova sessão do Sentir Para Amar aconteceu no dia 06 de dezembro com pessoas com deficiência visual. Para esse público realizamos uma visita mediada adaptada com audiodescrição e também com peças táteis para que os visitantes convidados pudessem compreender a vida marinha.

Para esse último dia foram convidados o Instituto Benjamin Constant (IBC) e o Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark. Neste dia também houve a palestra do Marcos Lima, influenciador cego do canal Histórias de Cego.

No AquaRio periodicamente é realizado o Sentir Para Amar, projeto que recebe autistas, surdos e cegos para uma visita especial ao maior aquário marinho da América do Sul. Para mais informações clique aqui.

 

Contato com a natureza

Em Foz do Iguaçu cerca de 100 moradores da cidade puderam ter experiências especiais no Parque Nacional do Iguaçu e no Marco das 3 Fronteiras, durante dois dias, 3 e 4 de dezembro.

Os alunos da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) fizeram um passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu na companhia de seus professores. A visita na unidade de conservação contou com boas histórias, alimentação e muita diversão.

Já no Marco das 3 Fronteiras, a turma da Fundação Nosso Canto (Centro de Adaptação Neurológica Total) viveu momentos inesquecíveis em um passeio com atividades de educação ambiental e lanche para a turma toda.

As ações nos parques do estado do Paraná tiveram apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA).

Em outro Parque Nacional, mas dessa vez no Rio de Janeiro, recebemos grupos de pessoas do Lar Mangueira em Paineiras Corcovado. A visita da ONG de acolhimento da comunidade do entorno do RioZoo visitou o Centro de Visitantes Paineiras e depois ao monumento do Cristo Redentor.

 

 

Vale lembrar que todos os parques do Grupo Cataratas prezam pela acessibilidade e estão aptos a receber todos os tipos de público.

 


 

O Grupo Cataratas é a maior concessionária de Turismo Sustentável do Brasil, e atuamos na administração dos parques: EcoNoronha, em Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paineiras CorcovadoAquaRio e RioZoo, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: