Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Rafael Franco esclarece dúvidas sobre a espécie peixe-leão em programa de TV

No dia 28/04 o biólogo e gerente técnico do Aquário Marinho do Rio, Rafael Franco, participou do programa de TV  ‘Encontro com Fátima Bernardes’ para tirar dúvidas sobre o caso do pescador envenenado após pisar em um peixe-leão na praia de Bitupitá no Ceará.

O caso ganhou repercussão por ser o primeiro registro de acidente envolvendo a espécie invasora em praias brasileiras e importante alerta para o público em geral.

Mas afinal, que espécie é essa?

 

 

O Peixe-leão é originário do indo-pacífico (Austrália, Japão, Malásia e Indonésia). Mede aproximadamente 40cm e pesa cerca de 200g. 

A bioinvasão desta espécie, segundo a teoria mais aceita, começou na Flórida após a passagem de um furacão, que liberou os peixes de aquários no mar. Desde então os animais se estabeleceram e a população cresceu ao longo dos anos, chegando ao caribe. Por não ter predador, a espécie se reproduz com facilidade e domina novas regiões rapidamente. 

Possuem 18 espinhos que ao perfurar a pele humana, libera uma toxina que pode causar febre, dor muscular e até convulsão.

Em entrevista ao programa, Rafael Franco explicou que a  presença do peixe é uma ameaça à biodiversidade marinha do Brasil por se tratar de um predador capaz de comer diversas espécies de peixes que só existem em nosso litoral.

Ao avistar um peixe-leão, recomenda-se que não tente capturar o animal com as mãos e comunique imediatamente as autoridades ambientais da região. 

Atualmente o AquaRio possui três espécies diferentes de peixe-leão que contribuem para a realização de pesquisas voltadas para o monitoramento desses indivíduos. Para saber mais sobre os projetos realizados no parque acesse:  https://www.aquariomarinhodorio.com.br/aqui-tem-pesquisa/

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: