Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qual a relação de Santos Dumont com as Cataratas do Iguaçu?

Você sabia que há 105 anos atrás, as Cataratas do Iguaçu, um dos maiores patrimônios naturais do país, localizada em Foz do Iguaçu no Paraná, recebeu uma ilustre visita? Nada mais nada menos que o pai da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont.

 

 

Uma grande curiosidade  é que Santos Dumont por conta desse acontecimento é considerado o padrinho do Parque Nacional do Iguaçu, isso porque em abril de 1916 durante suas viagens, ele se hospedou no Hotel Brasil na Vila Iguassu a convite do dono Frederico Engel um dos pioneiros na hotelaria e turismo da região. No mesmo dia, eles foram visitar as Cataratas do Iguaçu, onde Dumont se deparou com a exuberância e belezas das famosas quedas d’água e da biodiversidade do entorno. Por incrível que pareça, na época o local era propriedade particular fazendo com que o aviador refletisse a respeito do porquê aquela vasta riqueza natural não ser um bem de uso público.

Dias depois, Santos Dummont viajou até Curitiba para falar pessoalmente com o presidente do estado, Affonso Camargo, relatando sobre sua visita as cataratas e sugerindo a desapropriação das terras. Três meses após sua partida, foi aprovado o Decreto nº 653 que declarou o local como sendo de utilidade pública. Somente no ano de 1939, foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas o Decreto-Lei nº 1.035, criando o Parque Nacional do Iguaçu, com os seus 185 mil hectares, maior remanescente de floresta Atlântica da região sul e a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

É possível encontrar dentro do parque uma estátua de bronze em homenagem à Santos Dumont, inaugurada em 1979 a pedido de Elfrida Engel, filha de Frederico Engel, acompanhada da famosa fala que foi um marco para Foz:

 

“Posso dizer-lhe, Frederico Engel, que estas maravilhas em torno das cataratas não podem continuar a pertencer a um particular” – Santos Dumont (25 de Abril de 1916).

 

Por esses motivos, temos orgulho de fazer parte dessa história, quando em 1999, o Grupo Cataratas, assumiu a concessão dos serviços de atendimento ao turista no Parque Nacional do Iguaçu, dando continuidade até os dias de hoje, da grande missão de proporcionar experiências transformadoras através da educação, pesquisa, conservação e entretenimento nos nossos parques.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | Facebook

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: