Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Programação Semana do Meio Ambiente 2022

O Grupo Cataratas, em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar e a ONU, vai celebrar a Semana do Meio Ambiente de 2022 com uma programação imperdível.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Desde então a data é comemorada todo dia 5 de junho.

Neste ano, a proposta da ONU é focar em uma vida mais sustentável em harmonia com a natureza através do tema “Uma Só Terra”. Por isso, entre os dias 05 e 11 de junho, contaremos com uma série de atividades em prol do meio ambiente. O nosso objetivo é promover experiências transformadoras para despertar uma consciência coletiva de que devemos cuidar do nosso único lar.

 

Confira a nossa programação completa:

 

  • 05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente (Domingo) – Paineiras recebe Desfile Sustentável com Eco Moda;

O EcoModa é um projeto social que encontrou uma alternativa sustentável de descarte correto que        beneficia o meio ambiente e a população vulnerável. As peças produzidas pelo projeto serão comercializadas após o desfile.

Horário: 10h.

Local: Centro de Visitantes Paineiras.

  • O BioParque do Rio vai receber o grupo Funk Verde.

Horário: 13h

Local: BioParque do Rio.

 

  • 07/06 (Terça-feira) – Revitalização do Horto do BioParque do Rio;

Nesse dia, será realizado o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, Cerrado e Restinga. Durante as oficinas, também vamos aprender sobre o uso de uma composteira doméstica.

Horário: 10h

Local: BioParque do Rio.

 

  • 08/06 Dia Mundial dos Oceanos (Quarta-feira) – AquaRio em conjunto com Instituto Conhecer Para Conservar promovem ação de limpeza e plantio na Praia da Macumba;

No dia Mundial dos Oceanos, a ação pretende focar na restinga. Esse ecossistema percorre o caminho do oceano até a floresta como um conector e sofre diretamente influência marinha e dos rios. Por isso, preservá-los é essencial para o equilíbrio desse ecossistema.

Horário: 10h

Local: Praia da Macumba. 

Ponto de encontro: Point do Rico. 

 

  • Mesa de Pesquisa e Conservação vai falar sobre Cultura Oceânica.

O encontro vai contar com a presença de Rafael Franco, Matheus Felix, Patrícia Rocha, Sergio Santos e
Veronica Takatsuka.

Horário: 14h

Local: Auditório do AquaRio.

 

  • AquaRio em conjunto com Econoronha vão se juntar em uma live pelo instagram para falar sobre a espécie Peixe-leão junto com alguns pesquisadores.

Horário: 18h

Para participar, acesse o instagram @aquariomarinhodorio.

 

  • 09/06 (Quinta-feira) – Atividade Educativa com o Museu do Graffit no BioParque do Rio;

O Museu do Graffit vai realizar uma escultura a partir de resíduos coletados no BioParque.

Local: BioParque do Rio.

 

  • 10/06 (Sexta-feira) – AquaRio em conjunto com Instituto Conhecer Para Conservar promovem ação de limpeza e reintrodução de caranguejos na Lagoa de Jacarepaguá;

Nessa ação, o objetivo é ressaltar a importância dos manguezais, colaborando com a limpeza do local e a soltura de caranguejos Guaiamu para restauração daquele habitat.

Horário: 10h.

Local: Lagoa de Jacarepaguá – Final da avenida atrás da JEUNESSE arena. 

Referência: Avenida Abelardo Bueno, entrar na rua ao lado da vila da aeronáutica – Posto de gasolina na esquina. 

 

  • 11/06 (Sábado) – AquaRio apoia o Clean-Up Bay na Ilha do Governador;

Inspirado no Clean Up Day, uma ação mundial promovida anualmente para um mundo sem lixo, a ação vai contar com palestras e atividades, como coleta e triagem para que o material coletado seja classificado, registrado e pesado.

Horário: 10h.

Locais: Paquetá (na Praia José Bonifácio, popularmente conhecida como a Praia dos Pedalinhos), Ilha do Governador (Praia da Bica) e São Gonçalo (Praia das Pedrinhas).

 

Contamos com a sua presença!

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

 

4 respostas

  1. Parabéns,bela programação muito me alegra saber que tem pessoas que se importam com o nosso meio ambiente.

  2. Toda e qualquer iniciativa voltada para a preservação do meio-ambiente deve ser louvada, pelo seu caráter de conservação dos sistemas de flora e fauna e topografia, gsrantindo a preservação da beleza natural e das condições para que nossos sistemas ecológicos não sofram os impactos que promovem a sua degradação. Com isso, ganhamos todos, pois nossa qualidade de vida seguramente depende, em parte, dessas ações,
    Psrabenizo o Grupo Cataratas pelo conjunto dessas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: