Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa realizada no AquaRio gera repercussão internacional!

Experimentos, em laboratório, tem como objetivo mitigar o branqueamento de corais. A pesquisa iniciada no AquaRio, gerou um artigo publicado em uma revista de alto impacto do Grupo Science.

 

 

 

O aquecimento dos mares provoca uma grande ameaça aos recifes de corais, gerando branqueamento e degradação de suas cores características. Para interromper essa degradação, alguns cientistas estão explorando uma estratégia inusitada: os probióticos.

Dosar corais com uma mistura de bactérias benéficas evitou a morte em uma onda de calor simulada em um aquário, relataram pesquisadores em 13 de agosto na Science Advances. Em comparação, quase metade dos corais que receberam uma solução salina benigna não sobreviveu às mesmas condições. A pesquisa oferece uma prova de conceito de que os probióticos podem ajudar alguns corais a sobreviver ao estresse térmico.

“No geral, vemos um colapso das relações simbióticas e todos os microrganismos começam a lutar”, diz Raquel Peixoto, ecologista marinha da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia em Thuwal, Arábia Saudita. Ela e seus colegas mostraram anteriormente que o tratamento de corais com coquetéis probióticos cuidadosamente preparados pode mitigar o branqueamento do coral em experimentos de laboratório. Isso é bom, diz ela, “mas queríamos descobrir se podemos protegê-los contra a mortalidade”.

 

É importante para nós, do Grupo Cataratas, que temos a educação como um dos pilares, gerar impacto positivo através dos nossos parques. Por isso, essa e outras pesquisas realizadas no aquário são fundamentais e continuarão a ser incentivadas por nós.

 

Fonte: https://www.sciencenews.org/article/probiotics-lab-coral-heat-stress-death-reef-survival-ocean-warming

 

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | Facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: