Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Parque Nacional e Marco das Três Fronteiras reabrem novamente para visitação turística!

As Cataratas do IguaçuMaravilha Mundial da Natureza, e o Marco das 3 Fronteiras, reabrem novamente para a visitação turística, de forma gradual e com todos os cuidados necessários à saúde coletiva.

Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu foi reaberto para visitação pública na terça-feira, 4 de agosto, de forma gradual, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e, em especial, do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário. A reabertura atende a demanda da sociedade, dos trabalhadores e empresas de turismo de Foz do Iguaçu, formalizada inclusive pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Atendimento será de terça a domingo, das 9h às 16h.

Todo o público será recepcionado no Centro de Visitantes por equipes treinadas para atender e orientar os turistas e moradores da região sobre os procedimentos e cuidados com relação ao coronavírus. Integram esse atendimento a medição de temperatura, orientação para manter o distanciamento entre os visitantes, uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio. Vale destacar que é obrigatória a utilização da máscara para acessar o Parque Nacional do Iguaçu.

Ingressos exclusivamente pela internet

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu serão vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante precisará realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas. O parque irá trabalhar com o máximo de 350 vagas de ingressos por hora. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas. 

Moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade. Essa categoria de ingresso será disponibilizada nos terminais de autoatendimento, localizados no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Esse visitante precisa comprovar residência em uma das cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade (confira aqui), além de apresentar o comprovante presencialmente no acesso ao parque.

Serviços suspensos temporariamente

A estação Porto Canoas, que abrange o Restaurante Porto Canoas, lanchonete, joalheria, loja, café, localizados no final da Trilha das Cataratas, não reabrirá nesta etapa, em agosto. A medida tem o objetivo de manter o passeio ainda mais seguro para todos os visitantes.

Histórico 

A unidade de conservação foi fechada pela primeira vez durante a pandemia, em 18 de março, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais, como medida de segurança para evitar o contágio da covid-19. Reabriu dia 10 de junho e fechou novamente dia 30 de junho. 

Marco das Três Fronteiras

O Marco das 3 Fronteiras, ponto de encontro de iguaçuenses e turistas, reabriu para a visitação pública, de forma gradual e com todos os cuidados necessários à saúde coletiva. O atrativo foi fechado no dia 1º de julho, seguindo as medidas do Decreto nº 4.942, do Governo do Estado do Paraná, publicado dia 30 de junho.

Nas segundas-feiras, o atrativo permanecerá fechado para visitação turística. Nestes dias de fechamento do Marco, as equipes operacionais irão redobrar os cuidados de limpeza, sanitização e higienização de todo o circuito turístico.

O atrativo atenderá o público de terça-feira a domingo, das 15h às 21h.

Proteção para os visitantes 

O Marco das 3 Fronteiras fará o controle individual de acesso de todas as pessoas que visitarem o atrativo, com uma barreira sanitária. Todos os visitantes, sem exceção, terão aferida a temperatura, receberão álcool gel para passar nas mãos e serão orientados a passar os calçados no tapete sanitizante. Os profissionais orientam sobre a obrigatoriedade do uso da máscara.

As tradicionais apresentações culturais do Marco das 3 Fronteiras serão realizadas a partir das 17h30, de terça-feira a domingo. O público poderá prestigiar as intervenções artísticas, ao ar livre, com a proteção do distanciamento, demarcado no chão da praça. A praça gastronômica do Marco retornará com seu cardápio da fronteira: tapioca, shawarma, churros, cachorro-quente, pipoca, café, chope, entre outras boas pedidas.

O parquinho infantil, o Restaurante Cabeza e o Memorial Cabeza de Vaca não serão reabertos nesta fase de atendimento. Os demais espaços do atrativo estarão abertos para os visitantes contemplarem e viverem momentos especiais no lugar mais charmoso de Foz do Iguaçu.

Acesso comunidade

Morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras. O iguaçuense precisa apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade para obter o benefício, conforme regulamento do atrativo. Para facilitar o acesso diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano. Todos os procedimentos de cadastramento e a retirada de ingresso dos iguaçuenses são realizados na bilheteria do Marco, instalada no Centro de Visitantes.

Para mais informações acesse o site!

Para mais informações sobre a retomada das operações nas Cataratas do Iguaçu e no Marco das Três Fronteiras:

www.cataratasdoiguacu.com.br

E-mail: contato@catarataspni.com.br

www.marcodastresfronteiras.com.br 

E-mail: contato@marcodastresfronteiras.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: