Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O trabalho dos veterinários nos nossos parques!

Hoje é o dia do médico veterinário e essa é uma data muito importante para nós do Grupo Cataratas. São eles que diariamente dedicam todo carinho e cuidado aos animais que vivem nos nossos parques e nos ajudam a promover o bem-estar animal.

Normalmente as pessoas associam essa profissão aos cuidados da saúde de animais domésticos, mas aqui no Grupo Cataratas a atuação dos veterinários é um pouco diferente da convencional. Vem com a gente saber mais!

Veterinários no BioParque do Rio!

Lá no BioParque do Rio, um dos grandes aliados do trabalho dos nossos veterinários é o que chamamos de condicionamento. Com ele é possível realizar as medicações, a biometria e pesagem dos animais, além dos exames de imagem, como a ultrassonografia.

O condicionamento é uma técnica que tem como objetivo condicionar o animal a responder aos estímulos dados e ela varia de acordo com cada espécie. Nossos veterinários tem um foco muito grande na prevenção, por isso realizam constantemente esses exames para garantir que todos os animais estejam seguros e  saudáveis.

“Trabalhar no cuidado da saúde dos animais do Bioparque é extremamente gratificante, pois temos que aprender a conhecer e a lidar com as mais variadas espécies, sabendo das particularidades que cada uma carrega, para que então se consiga desenvolver e aplicar o tratamento mais adequado. E isso se torna todo dia um aprendizado novo e com novos desafios que torna o trabalho em lidar com esses animais extremamente prazeroso.” Fernando Troccoli, veterinário do BioParque.

 

“Trabalhar no Bioparque do Rio é como realizar um sonho. Cresci frequentando a Quinta da Boa Vista e o antigo RioZoo e estagiei enquanto estava na faculdade. Trabalhar como veterinária neste lugar cheio de lembranças é fantástico. Poder cuidar dos animais é uma experiência única e um aprendizado constante. Saber que estou contribuindo para a educação ambiental e a preservação da fauna é muito gratificante.” Bárbara Meireles, veterinária no BioParque.

“Trabalhar como médica veterinária em zoológico é um desafio diário e, ao mesmo tempo, emocionante. É um privilégio lidar com tantas espécies diferentes, as quais só teria oportunidade no BioParque. É uma experiência de vida única!”. Eliana Mazula, veterinária no BioParque.

Veterinários no AquaRio!

Lá no AquaRio, o veterinário é responsável por determinar a alimentação dos animais marinhos e quais suplementos devem ser dados pela equipe de manejo e biologia do parque. Outra função muito importante desses profissionais é a de cuidar dos animais que estão na área de quarentena

A quarentena é onde os animais recém-adquiridos são recebidos e permanecem por um período até que sejam vermifugados e estejam livres de parasitas. Estando assim, aptos para descerem para os recintos e conviverem com os demais animais.

Uma das veterinárias do Aquário Marinho do Rio, Daniela Lutfi, contou pra gente algumas das atividades que desempenha por lá:

“No AquaRio tenho como função realizar a microchipagem dos elasmobrânquios, além de medicar os animais por meio de injeções ou através dos medicamentos colocados nos tanques.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: