Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Decreto Noronha Plástico Zero

Você sabia que Fernando de Noronha é o primeiro território brasileiro sem plástico? Isso é devido ao decreto Noronha Plástico Zero.

Em abril de 2019, este decreto entrou em vigor e é o responsável por proíbe a entrada, o uso e a comercialização de descartáveis plásticos de uso único (descartáveis) em Fernando de Noronha. Muito maneiro não é verdade?

Ficou curioso de como isso é feito na prática? Então venha conosco nessa aventura…

Paisagem de Noronha

Quais os itens que não podem ser usados em Fernando de Noronha?

  • Embalagens descartáveis de isopor.
  • Sacolas plásticas
  • Garrafas plásticas com capacidade inferior a 500 ml
  • Canudos, talheres e copo descartáveis
  • Qualquer outro produto descartável de polietileno, polipropileno e similares

Como funciona o decreto Plástico Zero em Noronha?

Operação de EcoNoronha

Em Fernando de Noronha, todos os nossos embaixadores recebem copos reutilizados e ecobag para utilizarem no dia-a-dia.

Adaptação dos moradores do arquipélago

O projeto Plástico Zero, ação que teve sua implementação através do decreto Noronha Plástico Zero, foi oficializado em meados de 2018. Entretanto, apensar em 2019 que o decreto entrou em vigor. Neste intervalo de 120 dias, foram feitas diversas ações de conscientização da população loca.

Uma delas foi a distribuição de kit promocionais no aeroporto, palestras e workshops com vários agentes públicos da ilha, donos de bares, restaurantes e  pousadas.

Para que seja garantido as medidas, a Vigilância Sanitária e Superintendência de Meio Ambiente fiscaliza sistematicamente de forma regular o terrítório.

O projeto Noronha Plástico Zero x Valores do Grupo Cataratas

Estamos muito  animados com o decreto de Plástico Zero do arquipélago de Fernando de Noronha. Um esforço da administração da Ilha para a preservação ambiental, que possui ligação direta com os valores do Grupo Cataratas que são implementados em EcoNoronha e em todos os nossos outros parques.

 

EcoNoronha e a preservação ambiental 

Em 2003, nós o Grupo Cataratas através de EcoNoronha, implementamos a campanha Reduza, Resuse, Reabasteça e Preserve a natureza. Como resultado, tivemos mais de 230 mil garrafas pet que deixaram de ser descartadas no Parque.

Além disso, não é utilizado nenhum tipo de sacola plástica nas lojas de EcoNoronha e a mais de um ano, já não utilizamos canudo, talheres e pratos descartáveis em nossa operação.

Todas essas ações reforçam o compromisso de EcoNoronha com a conservação do meio ambiente.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | Facebook

Uma resposta

  1. Incrível né, projeto maravilhoso visando a preservação, conscientização e entretenimento aos que adentram em Noronha. Plástico, canudo já eliminei a muito tempo depois que descobri o menos um lixo onde foi adquirido copo, canudo e talheres que todos os dias uso substituindo os descartáveis (não fazia sentido pra mim), sim ainda tem muita coisa a se fazer, porém a mudança vem aos poucos.
    Show Cataratas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: