Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Melhores momentos do Conservação Integrada Summit

Do dia 30 de novembro ao dia 04 de dezembro aconteceu o Conservação Integrada Summit. Durante esses cinco dias, o site da Academia da Conservação foi palco para um grande encontro em prol da conservação, preservação e restauração e da biodiversidade. Os maiores especialistas estiveram reunidos para debater as principais estratégias para reverter os danos causados aos ecossistemas da Terra. Veja só os melhores momentos do Summit!

 

Dia 1: A Década da Biodiversidade

 

Você sabia que os próximos 10 anos são decisivos para combatermos problemas globais sérios, como a extinção de espécies e as mudanças climáticas? Por esse motivo, na Assembleia Geral da ONU, em março de 2019, foi declarada a Década de Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Durante todo o primeiro dia de summit, os participantes puderam ter um panorama maior sobre a década da biodiversidade e quais os caminhos possíveis para lidar com a degradação dos biomas.

 

Dia 2: A Década da Restauração de Ecossistemas

 

No segundo dia de evento, o foco dos painéis foi sobre como os aprendizados e as experiências em restauração de ecossistemas podem contribuir para estabelecer medidas a serem implementadas nos próximos 10 anos. “Nós temos que lutar com unhas e dentes para proteger o que temos de terra no Brasil e é extremamente importante recuperar as terras degradadas”, destacou o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, um dos convidados para o painel Caminhos Para a Restauração Florestal

 

Neste dia, também estiveram presentes Francisco Dallmeier, diretor do Instituto de Biologia da Conservação do Smithsonian, Tim Christophersen, Chefe de Natureza para o Clima no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), entre outros convidados.

Dia 3: Conservação Integrada Um Plano Único

 

De que modo a estratégia mundial de conservação com zoológicos e aquários contribui diretamente com a restauração de ecossistemas? Esse foi um dos principais pontos abordados no terceiro dia de summit, que contou com a presença de representantes de grandes zoológicos e aquários do Brasil e do mundo.

 

“Para termos uma estratégia de conservação integrada, necessariamente precisamos ter instituições que também estão integradas”, ressaltou Thomas Christensen, coordenador e técnico ambiental do ICMBio.

 

Dia 4: Conservação dos Oceanos

 

No quarto dia de summit, os debates concentraram-se em torno da vida marinha. Estiveram presentes nomes importantes da conservação e pesquisa da biologia marinha, como o biólogo Marcelo Szpilman, Alice Grossman, gerente de operações da EcoNoronha, e a oceanógrafa e fundadora da Mission Blue Sylvia Earle.

 

“Todas as pessoas do mundo estão olhando os próximos dez anos como talvez os mais importantes. Essa é talvez a década mais importante em toda a história para mudar os próximos 10 mil anos”, alertou Earle.

 

Dia 5: Criando uma cultura de restauração

 

Ao longo do último dia de summit, o papel da internet, televisão, museus, zoológicos e aquários esteve no centro do debate. O foco foi sobre a importância do compartilhamento de informações com a sociedade e os participantes puderam entender que para as mudanças ocorrerem é necessário que as ideias e as ações visando aumentar a consciência ambiental cheguem a todos. 

 

E para finalizar o maior evento de conservação integrada do Brasil, também teve a primeira aula do curso Manejo e Conservação de Fauna na Prática disponibilizada gratuitamente a todos os participantes.

 

Saiba mais sobre o curso Manejo e Conservação de Fauna na Prática:

 

O Instituto Conhecer para Conservar, em parceria com a AZAB, está oferecendo o curso mais completo nesse tema no Brasil. As aulas contabilizam mais de 30 horas de conteúdo inédito, abordando 23 temas com os melhores professores e especialistas na área de conservação. O valor arrecadado será revertido em ações de apoio para projetos de conservação. Para mais informações, visite o site da Academia da Conservação clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: