Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você conhece as lendas de Noronha?

Fernando de Noronha coleciona na sua história uma série de ataques de diferentes países. O arquipélago foi palco para diversas ocupações o que acabou criando uma cultura própria na região, totalmente cosmopolita. Essas influências do mundo deixadas por quem passou por esse paraíso trouxeram para Noronha crenças, mitos e lendas que ganharam uma boa pitada da cultura local e que agora fazem parte do folclore da ilha Fernando de Noronha. Você conhece as lendas de Noronha?

 

 

 

Lenda da Alamoa 

A lenda de hoje é uma das mais conhecidas e tem como protagonista a mais bela protetora da ilha: Alamoa! Muitos estudiosos debatem sobre a origem desse mito, até hoje não existe um consenso sobre a origem da história.

Alamoa era uma jovem de beleza encantadora que lutava para proteger o arquipélago de Noronha. Por acreditar que os homens destruíam a natureza, ela os encantava com sua beleza e os matava logo depois. As mães aconselhavam os filhos que não saíssem para passear nessas noites perigosas, pois a “malvada” Alamoa poderia enlouquecê-los de amor e terror. Com o tempo, o conto sobre a jovem perdeu esse teor sombrio e ela passou a ser vista como uma protetora das ilhas.

 

Lenda do Pecado 

Em um passado longínquo, existia uma sociedade de gigantes que era modelada por valores rígidos. Um romance proibido foi descoberto, abalando a estrutura social daquele povo. O casal desejava ficar junto a qualquer custo e por isso, foi castigado rigidamente.

A condenação foi uma eternidade de proximidade, porém nunca podendo tocar um ao outro. Partes de seus corpos foram arrancadas e com o tempo se transformaram no formato de dois morros muito conhecidos pelos visitantes de Noronha: Morro dos Dois Irmãos e o Morro do Pico!

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais

Instagram | Instagram Eco Noronha | Facebook

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: