Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Legado de Peter Crawshaw no Parque Nacional do Iguaçu 

Peter Crawshaw Jr, biólogo e pesquisador brasileiro, nasceu no interior de São Paulo, foi pioneiro e um dos grandes agentes no estudo para conservação de onças pintadas no Brasil. Infelizmente, Peter faleceu aos 69 anos no dia 25 de Abril deste ano, devido à complicações causadas pela Covid-19.   

 

 

Durante sua carreira, atuou na coordenação de diversos projetos de pesquisa com ênfase em grandes felinos. O resultado de seu trabalho deixou um legado que atualmente guia os esforços para a conservação das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, contribuindo também na criação de diversos outros institutos de pesquisa com mesmo propósito, como é o caso do CENAP, centro de pesquisa, manejo e conservação de espécies de mamíferos carnívoros que trabalha com projetos de abrangência nacional. O CENAP foi criado pelo antigo IBAMA em 1994, que atualmente é integrante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade –  ICMBio. Tem como objetivo algumas das principais premissas do pesquisador, como ampliar e qualificar o conhecimento para a conservação de mamíferos carnívoros, fomentar políticas públicas, disseminar o conhecimento aplicado, além de melhorar a convivência entre carnívoros e sociedade. 

Peter ajudou a criar o Instituto Pro-Carnívoros com a missão de promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats e liderou quatro projetos sobre felinos e onça-pintada apoiados pela Fundação Grupo Boticário, organização sem fins lucrativos. 

O Grupo Cataratas lamenta essa grande perda e em homenagem a Crawshaw, inauguramos junto ao projeto Onças do Iguaçu, no dia 29 de Novembro, Dia Mundial da Onça Pintada, uma placa no Parque Nacional do Iguaçu para eternizar sua história de vida e sua importante atuação na pesquisa e conservação de onças pintadas de forma tão inspiradora e apaixonante.

 

 

Acreditamos que ações como essas fazem a diferença e suas contribuições vão continuar impactando positivamente as próximas gerações. Peter deixou sua marca, e será lembrado por seu otimismo, amor pela profissão e o compromisso na preservação dessa espécie, símbolo da fauna brasileira e do Parque Nacional do Iguaçu, tão importante para o nosso ecossistema. 

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

 

Instagram | EcoNoronha Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: