Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça o Parque Nacional da Tijuca!

Convidamos você a conhecer as belezas e curiosidades do Parque Nacional da Tijuca, um importante fragmento da Mata Atlântica localizado na cidade do Rio de Janeiro

No parque encontramos flora e fauna diversificadas, belezas naturais como grutas e cachoeiras, além de obras arquitetônicas de grande valor histórico e artístico, como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Vem com a gente saber mais!

 

História do Parque Nacional da Tijuca

Em 1861, as florestas da Tijuca e das Paineiras foram declaradas por D. Pedro II como Florestas Protetoras e teve início então um processo de desapropriação de chácaras e fazendas, com o objetivo de promover o reflorestamento e permitir a regeneração natural da vegetação. Este processo durou 13 anos e 100 mil mudas foram plantadas sob a responsabilidade do Major Manuel Gomes Archer. Ainda hoje é possível identificar pés de café, construções e ruínas das antigas fazenda. Saiba mais detalhes dessa história! 

 

Biodiversidade no Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca possui uma fauna relevante tanto de invertebrados, quanto de vertebradosOs animais invertebrados possuem um importante papel no ecossistema, contribuindo para a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes, realizando a polinização das plantas para produção de frutos e atuando como elementos fundamentais na cadeia alimentar. Os vertebrados são fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico e para a manutenção dos processos ecológicos, interagindo de forma complexa com o ambiente e os seres vivos. 

 

Devido à caça e à redução e à fragmentação do habitat, os mamíferos de grande porte, como a onça e a anta, foram extintos do parque. Além disso, o  Parque Nacional da Tijuca apresenta 1619 espécies vegetais, sendo que destas, 433 estão ameaçadas de extinção.

Conheça o projeto Refauna, que possui um trabalho de reintrodução de espécies no Parque Nacional da Tijuca! 

 

Pontos turísticos do parque

O parque é dividido em  três setores de visitação: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. Entre os famosos cartões postais do país, estão situados no Parque Nacional da Tijuca o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, Pedra da Gávea, Parque Lage e Paineiras.

A melhor maneira de visitar o Cristo Redentor é com as vans oficiais da Paineiras Corcovado. Com parada no Centro de Visitantes Paineiras, você poderá sentir o gostinho de estar no coração do Parque Nacional da Tijuca, além de conhecer a exposição gratuita e interativa Floresta Protetora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: