Clean Up Day: limpamos Fernando de Noronha!

No último sábado (14/09), em comemoração aos 31 anos da fundação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Parnamar, participamos da ação de limpeza da Praia do Sueste por meio do parque EcoNoronha.

Resultados!

Segundo a análise preliminar dos pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador, foram coletados mais de 500 fragmentos de plásticos duros e moles, o que soma a cerca de dez quilos de resíduos sólidos, um total de sete sacos plásticos.

Como o lixo chega à ilha?

Conversamos com Monise Alves, trainee do Grupo Cataratas, que faz parte da equipe da DIS – Diretoria Institucional e Sustentabilidade, para explicar como esses resíduos chegam à praia do Sueste:

Durante a temporada de Swell (mar com muitas ondas, normalmente ocorre depois de tempestades), a qual ocorre quando está inverno no hemisfério sul, muitos resíduos sólidos vindos dos continentes chegam à Praia do Sueste por meio das ondulações.


Pratique os 4R’s:

As praias no mundo e todo ecossistema marinho sofre com os plásticos descartados indevidamente pelo continente, por isso, é hora de:

Repensar
Recusar
Reutilizar
Reduzir
Reciclar

A Constituição Federal não mente! No Artigo 225 ela diz “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Por isso…Vem aí: mais limpeza!

De acordo com o período de ondulações do mar – Swell, vamos dar continuidade ao projeto. Quando o mar fica baixo, com poucas ondas, percebemos que não há necessidade de limpeza, pois não chega nenhum resíduo sólido vindo dos continentes, o problema é quando as ondulações ficam maiores e lixos chegam até a ilha.

Fique por dentro dessas e outras ações clicando aqui! 

O Grupo Cataratas é a maior concessionária de Turismo Sustentável do Brasil, e atuamos na administração dos parques: EcoNoronha, em Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paineiras CorcovadoAquaRio e RioZoo, no Rio de Janeiro.