Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Bastidores: confira a rotina da equipe de educação dos nossos parques!

Hoje, no Dia Nacional dos Profissionais da Educação, prestamos uma homenagem a nossa equipe de educadores que plantam a semente do conhecimento nos nossos visitantes e reforçam o nosso comprometimento com a educação para a conservação

Para comemorar essa data tão importante, iremos mostrar a rotina desses profissionais dentro dos nossos parques para inspirar os amantes da educação e revelar os bastidores dessa profissão. Vem com a gente saber mais! 

 

Papel da equipe de educação no circuito de visitação

Os educadores têm o papel fundamental de transmitir ao público o conhecimento científico de forma acessível, provocando a sensibilização através de exposições, do discurso e de atividades educativas. 

“Nosso objetivo é sensibilizar o público quanto a importância da conservação da natureza para o equilíbrio de toda a vida que existe no planeta.”  Patrícia Rocha, Educadora Sênior no AquaRio.

Visitas escolares no AquaRio

O programa Visita Escolar é um produto exclusivo para as escolas da rede pública e privada de todo o país. Dentre os nossos parques, o AquaRio foi o pioneiro, iniciando este projeto em 2017. Por lá, mais de cem mil alunos participaram e puderam ter uma experiência de aprendizado fora da sala de aula. Com o objetivo de tornar o AquaRio uma verdadeira extensão da sala de aula, colocamos à disposição todos nossos roteiros pedagógicos para que os professores escolham um tema dentre os doze que estão disponíveis. Assim, o educador do AquaRio realiza a visita guiada com os alunos de acordo com o roteiro escolhido.

“O projeto visita escolar é uma experiência rica tanto para a escola e para os alunos, quanto para os educadores. O aprendizado vem através de conversas e a exposição ao vivo dos problemas que o oceano vem enfrentando. Isso nos motiva ainda mais a nos reinventarmos e inspirarmos as pessoas a serem ferramentas dessa mudança tão necessária para a conservação.”  Patrícia Rocha, Educadora Sênior no AquaRio.

Devido à pandemia, o projeto de visita escolar encontra-se paralisado, assim como todas as atividades e visitação no AquaRio. Mas fica a dica aos educadores para quando tudo voltar ao normal, né?

 

Criação de conteúdo

O trabalho da equipe de educação dos parques vai além da realização de visitas escolares. O educador dentro do nosso parque é também um criador de conteúdo e auxilia as equipes de Marketing na criação de pautas. Tudo que vocês veem aqui no nosso blog passa pela revisão e aprovação desses profissionais. Afinal, nos comprometemos a passar um conteúdo de qualidade e rico em conhecimento

“O blog do Grupo e dos nossos parques são espaços de troca de saberes que possuem o intuito de levar o nosso conteúdo para além daqueles que nos visitam. Hoje, com o mundo cada vez mais digital, podemos disseminar conhecimento para um número maior de pessoas, levando curiosidades sobre as espécies que cuidamos, sobre as pesquisas que desenvolvemos e muito mais.”  Patrícia Rocha, Educadora Sênior no AquaRio.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: