Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

AquaRio anuncia nascimento inédito de filhotes de tubarões galhas-brancas-de-recife

AquaRio anuncia nascimento inédito de filhotes de tubarões galhas-brancas-de-recife, espécie ameaçada de extinção. Esta é o primeira vez que a espécie se reproduz em aquários no Brasil e faz parte do projeto de conservação e pesquisa científica do Aquário Marinho do Rio.

Foto: Jennifer Alves/ Grupo Cataratas

 

Trazidos diretamente da Indonésia para o AquaRio em 2016, os tubarões da espécie galha- branca-de-recife (Triaenodon obesus) tiveram seus primeiros filhotes! As crias são duas fêmeas e reforçam o propósito de conservação e pesquisa científica do equipamento, indicando o sucesso no trabalho de cuidado e bem- estar dos animais que o atrativo vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos.

As pequenas galhas-brancas-de-recife são as primeiras da espécie a nascerem em aquários no Brasil. Esse tipo de tubarão é mais comum na região Indo-Pacífico e está classificado como uma espécie vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Ou seja, há um risco elevado de extinção na natureza em um futuro bem próximo, tornando ainda mais importante os projetos de conservação.

 


“O nascimento desta espécie de tubarão fortalece ainda mais nosso propósito de conservação e pesquisa científica. Ao reproduzir tubarões galhas-branca-de-recife, estamos gerando dados que são importantes para compreendermos mais sobre esta espécie e, assim, podermos atuar em sua conservação”, explica Rafael Franco, biólogo marinho e responsável técnico do Aquário Marinho do Rio.

 

 

As pequenas fêmeas ainda não habitam o tanque oceânico do AquaRio, pois precisam adquirir maturidade suficiente para conseguirem cuidarem de si sozinhas e não serem predadas por outros animais que vivem no recinto. Durante esse período, estão sob cuidados veterinários, que analisam a evolução diária de cada uma, até que estejam aptas a morar com os demais animais oceânicos do parque.

No AquaRio há também estudos envolvendo a biologia reprodutiva não somente dos tubarões ameaçados de extinção, como também de cavalos-marinhos e outras espécies. Clique aqui para saber mais!

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A)Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Talvez você também curta: