O Aquario Marinho do Rio e o Instituto Conhecer para Conservar promoveram uma limpeza na orla da Praia da Macumba no quarto dia da programação da Semana do Meio Ambiente 2022.
Com o intuito de reforçar a importância da preservação das praias e oceanos a fim de manter o equilíbrio da vida no planeta Terra, em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. Segundo o relatório “Da Poluição à Solução”, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos anualmente, podendo triplicar nos próximos 20 anos. Além disso, mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas, seja por ingestão, emaranhamento e outros perigos.
Grande parte dessa poluição se dá por meio do lixo, que destinado de maneira incorreta, chega aos oceanos através dos rios e galerias de água da chuva, além do material deixado por banhistas nas praias.
A ação, que teve como padrinho o surfista Rico de Souza, onde foram plantadas 250 mudas de Restinga, vegetação protegida por lei, devido à sua fragilidade e importância ecológica.
A atividade contou ainda com a parceria e presença do Meros do Brasil, BrBio, Parque Chico Mendes, Cea Smac e Marapendi, Parque de Marapendi, Ambiente Jovem, Subprefeitura da Barra da Tijuca, Squair, Defesa Civil,Secretaria de Meio Ambiente do Rio, FEMAR, Comlurb e os alunos do colégio Lycée Moliére.
Sobre o Grupo Cataratas
Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.
Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.
Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.