Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

5 pequenas atitudes para gerar menos resíduos!

O Dia Mundial da Limpeza é um programa anual de ação social global que visa combater o problema do acúmulo de resíduos sólidos no mundo todo, em especial os detritos marinhos. É coordenado pela organização estoniana Let’s Do It! Mundo. Esse ano a data é comemorada no dia 19 de setembro.

Uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em abril de 2020 revelou que, enquanto 91% dos consumidores afirmam estar preocupados com a poluição plástica, menos da metade está evitando comprar produtos de materiais não reciclados. 

Foram entrevistados empresas e consumidores de cinco dos dez países que mais poluem os mares com plásticos no mundo: Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. Com a pandemia da COVID-19 e o aumento no volume de resíduos descartados, a poluição plástica tem se tornado um desafio cada vez maior.

Nós sabemos que neste momento não é viável nos reunirmos para realizar a limpeza das praias. Mas nem tudo está perdido! Você pode ajudar com pequenas atitudes para gerar menos resíduos para o meio ambiente. Vem com a gente saber como ajudar!

Como gerar menos resíduos?

Sacolas reutilizáveis

Tenha sua sacola retornável e leve-a ao supermercado SEMPRE. As sacolas plásticas podem levar de 100 a 400 anos para se decompor. Outra opção são as sacolas biodegradáveis que não agridem o meio ambiente, é possível encontrá-las em alguns estabelecimentos. 

Essa é uma dica muito valiosa! Com uma atitude muito simples, podemos fazer uma enorme diferença!

Copos, talheres e canudos reutilizáveis

Seguindo a mesma proposta do primeiro tópico, recomendamos que você evite também qualquer utensílio de plástico descartável. Tenha copos, talheres e canudos reutilizáveis e leve-os consigo na mochila. 

Separação do lixo

Separe o lixo em três partes: alimentos (orgânicos), recicláveis e rejeitos (sanitários, por exemplo). Dê o destino correto para cada! Desta forma, a quantidade de lixo despejado na natureza será consequentemente menor. 

Consumo consciente

Prefira sempre comprar produtos de marcas que preocupadas com a reciclagem e reutilização. Existem inúmeras empresas consideradas eco-friendly no mercado. Vamos incentivá-las? O meio ambiente agradece!

Compostagem

Essa é provavelmente uma das dicas mais difíceis e que leva mais tempo para ser executada, mas garantimos que faz grande diferença. Para quem não sabe, compostagem é utilizar o lixo orgânico de forma que este se transforme em adubo. Existem algumas maneiras de realizar a compostagem na sua casa . Vale pesquisar a mais viável para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: