Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

5 maneiras para diminuir o consumo de plástico

Segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil produz mais de 11 milhões de toneladas de plástico por ano, sendo o 4° maior produtor desse tipo de lixo no mundo. Você sabia que a maior parte desse material acaba nos oceanos, levando diversas espécies marinhas à morte por ingestão de pedaços de plástico? Para reduzir esse impacto, é fundamental diminuir o consumo de plástico no dia a dia, confira cinco maneiras que você pode tornar a sua rotina mais sustentável.

 

1- Recuse descartáveis em pedidos delivery

A pandemia da COVID-19 gerou um grande aumento nos pedidos de comida por delivery em todo o país. De acordo com uma pesquisa da startup Mobills Labs, durante o primeiro semestre deste ano, os brasileiros gastaram aproximadamente 103% a mais com aplicativos de comida. Da mesma forma, aumentou o consumo de plásticos descartáveis, na cidade de São Paulo, por exemplo, o volume da coleta seletiva subiu 35% durante o período de isolamento social. Por esse motivo, no dia 8 de dezembro, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a campanha #DeLivreDePlástico.

Pedir comida por aplicativo é sempre aquela surpresa: a gente nunca sabe se vai ser agraciado com um monte de embalagens de plástico. E como só 1,28% do plástico é reciclado no Brasil, sabemos que esse plástico, que leva até 500 anos para se decompor, vai parar em aterros sanitários e, muitas vezes, chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar. Se Cabral tivesse trazido comida embalada em plástico, a gente ainda encontraria evidências no litoral da Bahia”, declara Vitor Leal Pinheiro, responsável pela campanha.

 

 

2- Prefira utilizar sacolas retornáveis

Infelizmente, ainda é muito comum ver sacolas plásticas voando pela cidade. Elas são uma das maiores vilãs da natureza, poluem os rios e mares, prejudicando a vida de milhares de animais, e ainda podem entupir a drenagem urbana, colaborando para inundações em dias de chuva. Estima-se que um bilhão e meio de sacolas são consumidas no mundo todos os dias. Que tal quando for fazer suas compras levar uma sacola retornável e não contribuir para esse grande problema?

 

3- Leve uma garrafa reutilizável na bolsa

Todo mundo sabe que é muito importante se hidratar, mas você sabia que as garrafas de água representam uma grande porcentagem do lixo plástico que não é reciclado? Uma boa maneira de ajudar a diminuir esse problema é levar uma garrafinha reutilizável com água na sua bolsa ou mochila. Dessa forma, você pode garantir o consumo de água recomendado sem comprometer o meio ambiente.

 

4- Diga não aos canudos de plástico

O aparentemente inofensivo canudinho de plástico pode gerar diversos problemas ambientais. Todos os anos milhares de tartarugas-marinhas, inclusive de espécies em extinção, morrem por causa dos canudos plásticos que acabam chegando aos oceanos. Se você ama tomar suco, milk-shake ou refrigerante com um canudo, opte por um de papel ou metal.

 

5- Use um saco de pano ou coloque as frutas, legumes e vegetais direto na cestinha

Um hábito muito comum de quem compra frutas, legumes e vegetais no mercado é usar as embalagens plásticas que ficam disponíveis perto desses alimentos. Essas sacolinhas são muito frágeis e por esse motivo são frequentemente descartadas logo após chegar em casa. Uma boa ideia para evitar o consumo desse tipo de plástico e colocar os produtos direto na cestinha ou levar um saco de pano para facilitar a pesagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: