300 quilos de moedas foram retirados do Rio Iguaçu!

Aproveitando a baixa vazão do Rio Iguaçu, colaboradores das Cataratas do Iguaçu S.A., ICMBio e voluntários do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná realizaram uma ação de limpeza, no Rio Iguaçu, na região da Passarela das Cataratas do Iguaçu.

Além das moedas de diferentes países, que somam cerca de 320 quilos, os voluntários encontraram pilhas, baterias, celulares, garrafas de água e sacolas plásticas. Todos estes objetos, de alguma forma, são deixados em sua maioria por visitantes.

Veja algumas fotos:

Até o final de semana, os voluntários vão trabalhar para limpar as moedas, selecionar e realizar o câmbio das moedas estrangeiras. Há uma quantidade considerável de moedas antigas e outras danificadas já sem valor. Ao final, o dinheiro arrecadado com a troca das moedas será revertido para um projeto social selecionado pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Observação. É proibido jogar qualquer objeto nas Cataratas do Iguaçu. Mesmo sendo proibido, ao longo dos anos jogar moedas é uma superstição dos visitantes no local. Há visitantes que acreditam e praticam este ritual de jogar moedas para conseguir sucesso financeiro. Já foi encontrado também muletas, óculos, bengalas, etc.

O Grupo Cataratas é a maior concessionária de Turismo Sustentável do Brasil, e atuamos na administração dos parques: EcoNoronha, em Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paineiras CorcovadoAquaRio e RioZoo, no Rio de Janeiro.