Grupo Cataratas e Projeta Rio fazem ação inédita para Réveillon no Cristo Redentor

Estátua teve efeito de movimentação para enviar mensagens de paz e de conscientização pelo Meio ambiente. A ação pôde ser vista de vários bairros da cidade.

Ele é o símbolo de um país e mostrará uma nova face ao mundo. Nos primeiros minutos de 2019, cariocas e turistas puderam ver o rosto humanizado da estátua do Cristo Redentor, que sairá da condição de pedra “quase como um apelo de paz e união” e fez uma rotação em 180 graus e olhou para os bairros que ficam em suas costas para voltar para frente e enviou uma mensagem, em linguagem de sinais (Libras), para os brasileiros. O efeito de luz, som e tecnologia — que foi mostrado pela primeira vez no Réveillon — pôde ser visto das comunidades do entorno e também de um telão na Praia de Copacabana, que receberam este material como forma de boas vindas para 2019.

O efeito no Cristo Redentor foi produzido pelo Projeta Rio, criado pela Touchers Transmídia, uma empresa que trabalha com projetos de calendário da cidade do Rio, sempre pensando em soluções sustentáveis e integradoras para o melhor resultado destes projetos e de todos os envolvidos. A base do Projeta Rio é qualificar jovens em comunidades, ensinando uma técnica que envolve arte e tecnologia. E é a primeira vez que está sendo ofertado este tipo de curso em comunidades da cidade. O Grupo Cataratas – concessionária responsável pela gestão de visitação no Parque Nacional da Tijuca, onde se encontra o monumento do Cristo Redentor – tem uma operação no entorno de muitas comunidades e o interesse na qualificação destes jovens participantes do Projeta Rio. A ideia é que possa aproveitá- los como mão-de-obra parceira em projetos de arte e tecnologia, desenvolvidos também em outras atrações do Grupo, como o AquaRio e o Riozoo.

Além do efeito inédito de rotação da estátua — com imagens nas partes frontal e posterior — haverá outras projeções mapeadas criadas por estes jovens que participam das oficinas e que desenvolveram um roteiro a partir do olhar deles dentro da comunidade para o mundo. A obra artística em videomapping será apresentada por VJS renomados internacionalmente e mostrará imagens deslumbrantes da cidade maravilhosa para o mundo.

“Ser parceiro do Projeta Rio nesta iniciativa do Réveillon do Rio vai de acordo com que o Grupo Cataratas acredita como legado positivo para a sociedade. Ao investirmos nos jovens de comunidade cariocas, criamos uma experiência transformadora para eles também. Além disso, ajudamos na promoção dos parques nacionais junto à população. É preciso conhecer para conservar”, enfatiza Fernando Sousa, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.

Além de apoiadora do Projeta Rio, a concessionária patrocinou a ação de Réveillon no Cristo Redentor, junto com a Epson, que lançou no Brasil os projetores a laser que têm todos os certificados de sustentabilidade estando alinhado com as premissas do Grupo Cataratas;  através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura).

Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas, principal concessionária de serviços voltados ao turismo sustentável e que atua na gestão de visitação dos principais ativos naturais do país, como Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Fernando de Noronha, Consórcio Paineiras-Corcovado (transporte nas vans oficiais para o Cristo Redentor e operação do Centro de Visitantes Paineiras), Aquário Marinho do Rio de Janeiro e Zoológico do Rio.

Projeta Rio
O Projeta Rio foi criado no início de 2018 como uma ação cultural de inclusão digital, realizando oficinas de videomapping para jovens das comunidades da Rocinha, do Vidigal e do Santa Marta. Foram ministradas 40 horas de aulas que iniciaram dezenas de jovens na criação e realização de projeções mapeadas. A dinâmica das oficinas incluiu experimentações analógicas e digitais em arte e prática com softwares especializados.

Fonte: Sopa Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: