Centro de Visitantes Paineiras recebe a 6ª edição do Avistar Rio

Você pode não saber, mas para milhões de pessoas mundo afora o verbo “passarinhar” existe e é muito conjugado. A contemplação dos pássaros em seu habitat natural reunirá centenas de pessoas no Centro de Visitantes Paineiras, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, para a sexta edição do Avistar Rio.  O maior encontro da área no país reúne pesquisadores, gestores ambientais, artistas plásticos, fotógrafos e entusiastas da causa animal com o objetivo de estimular a atividade de observação e fotografia de aves e a visitação pública consciente dos parques nacionais, além de celebrar a biodiversidade.

 

Organizado pela Associação dos Fotógrafos da Natureza (AFNatura), Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) e Avistar Brasil, o encontro terá palestras e oficinas, além de exposição fotográfica.  Representantes do Grupo Cataratas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de organizações sociais como SAVE BRASIL, COA-RJ e do Espaço Silvestre, pesquisadores e observadores já estão confirmados para as palestras e mesas redondas.

 

— A rica biodiversidade brasileira estimula a observação de aves em seus habitats no país. Além de ser prazeroso ver e escutar os pássaros, o birdwatching (como a atividade é conhecida no exterior) ainda propicia um trabalho relevante de educação e conservação — destaca Fernando Sousa, diretor Institucional e Sustentabilidade do Grupo Cataratas, responsável pela gestão de visitação dos Parques Nacionais da Tijuca, do Iguaçu e do Parque Marinho de Fernando de Noronha.

 

PASSARINHAR, UM VERBO AINDA DESCONHECIDO

 

A cidade do Rio de Janeiro registra quase metade das mais de 1.900 espécies de aves de todo o território nacional. O Brasil é o segundo país em diversidade de aves no planeta, ficando atrás apenas da Colômbia.

 

Um dos momentos mais aguardados, as “passarinhadas” prometem entusiasmar o público que estiver presente no evento. Marcadas às 7h, do sábado dia 10, e domingo, dia 11, elas poderão proporcionar a observação de cerca de 260 espécies de pássaros que vivem no setor de floresta do Parque Nacional da Tijuca.  O ponto de encontro será o alpendre do Centro de Visitantes Paineiras e a observação será feita nas trilhas que ficam próximas.

 

O BIRDWATCHING NO BRASIL

 

A prática de birdwatching como turismo começou na década 60. Os ingleses destacam-se na observação, mas o interesse entre os brasileiros tem crescido cada vez mais. Hoje, são cerca de 30 mil observadores em todo o país.

 

— Temos o potencial de chegar a 100 mil adeptos da atividade, se incluirmos as diferentes modalidades que fogem ao escopo tradicional de turismo, como o feedwatchers, categoria em que se enquadram as pessoas que mantém comedouros de pássaros — observa Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil.

 

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil tem mais de 50 destinos de ecoturismo que promovem a observação de pássaros.

 

Fonte: Paineiras Corcovado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também curta: